Alteração e Ampliação de edifício para Hotel Castelo da Maia

SETOR

Hotelaria

PERIODO

2021 - 2022

CONTRATO

Global

LOCALIZAÇÃO

Maia, Porto

CLIENTE

Manuel Queiroz & Rodriguez, Lda

ARQUITETURA

Paradoxo

O edifício destina-se a um estabelecimento hoteleiro, na classificação de hotel, com a categoria de 3 estrelas, englobando na sua volumetria áreas destinadas a quartos, salas de receção, sala de pequenos almoços/bar, compartimento da cisterna e outros espaços técnicos.
O hotel conta com 25 unidades de alojamento do tipo suite, sendo que 22 são quartos duplos com 22 camas duplas e 3 são quartos simples com 3 camas individuais.
Considerou-se nesta intervenção o respeito pela preexistência através da manutenção da estrutura resistente, fachadas e do aproveitamento dos vãos existentes nas fachadas.
A proposta de intervenção encontra-se organizada em cinco pisos: quatro destinados ao hotel e um piso destinado a áreas técnicas em cave. Os pisos do hotel comunicam através de duas colunas de circulação vertical, uma caixa de escadas e um elevador destinados aos utilizadores em geral e um elevador de uso exclusivo dos funcionários. O acesso à área técnica é, por sua vez, realizado por uma escada independente, de acesso restrito pela área técnica descoberta situada no logradouro do prédio.